Iniciativa de promover o espeleoturismo tem a cidade de Mossoró como porta principal de entrada para a promoção do turismo e com abrangência em várias cidades de diversas regiões do interior do Rio Grande do Norte, Ceará e Paraíba.
Em sua 3ª Edição, o Workshop É Preciso Ousar Para Crescer receberá dia 24 de novembro de 2026, das 10 às 17 h, no Salão Seridó do Hotel Villa Oeste em Mossoró-RN. O evento traz em sua programação a participação de renomados palestrantes nas áreas de turismo sustentável, comunicação, desenvolvimento econômico, sustentabilidade, empreendedorismo e negócios.
A realização e iniciativa é do Projeto Lajedo do Rosário, sediado no município de Felipe Guerra e tem como patrocinadores TCM Telecom, Grupo Ster Bom, Grupo Unimetais e contando com os apoios do Sebrae/RN, Sistema Fecomércio/RN, Senac/RN e Prefeitura de Felipe Guerra/RN.
Com sete palestrantes, a 3ª Edição do Workshop É Preciso Ousar Para Crescer trará como temática assuntos pautados em turismo, negócios, meio ambiente, comunicação e sustentabilidade.
Em três edições, o Workshop É Preciso Ousar Para Crescer contará ao todo com 21 renomados palestrantes que deram suas importantes contribuições para o desenvolvimento dos respectivos temas já pautados sobre o desenvolvimento do turismo e fortalecendo as discussões em torno da cidade de Mossoró como porta de entrada para as regiões Oeste, Costa Branca, Alto Oeste, Vale do Açu e Serrana do Rio Grande do Norte.
É no município de Felipe Guerra já reconhecido como a Capital das Cavernas do Rio Grande do Norte, onde concentra a maior quantidade de cavernas e um dos maiores potenciais para o espeleoturismo, ecoturismo e ecológico.
Leis reconhecem município de Felipe Guerra como “Capital das Cavernas do Rio Grande do Norte” e institui o “Workshop É Preciso Ousar Para Crescer” no Calendário Oficial de Eventos do Rio Grande do Norte
Felipe Guerra é notadamente um município privilegiado pelas suas riquezas espeleológicas com mais de 450 cavernas, além de contar com imensos potenciais naturais, turísticos, culturais e ambientais.
Foi de iniciativa e de autoria do Deputado Estadual Francisco Medeiros (Francisco do PT/RN) dois projetos de LEI Nº 11.869, 02 de agosto de 2024 reconhecendo o município de Felipe Guerra como “Capital das Cavernas do Rio Grande do Norte” e a LEI Nº 12.867, 09 de setembro de 2026 instituindo o Workshop É Preciso Ousar Para Crescer no Calendário Oficial de Eventos do Estado do Rio Grande do Norte.
Ambas as leis já foram sancionadas pela Governadora do Estado do Rio Grande do Norte, Professora Fátima Bezerra e publicadas no Diário Oficial do Estado do Rio Grande do Norte.
Em suas duas edições o Workshop É Preciso Ousar Para Crescer, idealizado e realizado pelo o Projeto Lajedo do Rosário, município de Felipe Guerra, respectivamente nos anos de 2024 e 2025, ambos no município de Felipe Guerra e Mossoró, localizados na região Oeste Potiguar do estado do Rio Grande do Norte.
O Workshop É Preciso Ousar Para Crescer nasceu da importância de debater o espeleoturismo,ecoturismo e turismo de aventura num contexto amplo, quando esteve reunido em suas duas edições passadas renomados palestrantes, seja em nível de estado, nacional e internacional.
“A grandeza das edições do Workshop É Preciso Ousar Para Crescer é que o evento idealizado e realizado pelo Projeto Lajedo do Rosário é pioneiro em nível de Brasil, especificamente em nível de região Nordeste e do Rio Grande do Norte por trazer como temática principal discussões voltadas ao debate para a preservação, proteção e preservação do patrimônio espeleológico no município de Felipe Guerra e com dimensões voltadas para a toda a região do Oeste Potiguar, ampliando essa necessidade de levar conhecimentos aprofundados por especialistas, geólogos e espeleológicos”, ressaltou o autor do projeto de LEI o Deputado Estadual Francisco Medeiros (Francisco do PT/RN).
O Workshop É Preciso Ousar Para Crescer colocou no centro do debate questões relacionadas ao desenvolvimento do espeleoturismo, ecoturismo e turismo de aventura, proporcionando essas discussões e apresentando cases de sucessos como o despertar para a participação de organismos da gestão municipal, estadual e federal, vindo contribuir para o desenvolvimento econômico, social, educacional e ambiental e gerando empregos e rendas através da cadeia produtiva do turismo como um todo.
O Workshop É Preciso Ousar Para Crescer teve repercussão internacional com destaque em notícias em sites especializados em turismo e lido pelo trade turístico brasileiro e de países de língua portuguesa, além de reunir especialistas, palestrantes, secretários, gestores, universitários, órgãos representativos das gestões estadual, municipal e entidades dos setores privados como também representantes de mais de 20 segmentos ligados diretamente ao desenvolvimento do turismo.
Segundo o Diretor Executivo do Projeto Lajedo do Rosário, Salomão de Medeiros Leite “Ao ser instituído o Workshop É Preciso Ousar Para Crescer no Calendário Oficial de Eventos do Estado do Rio Grande do Norte e a LEI que reconhece Felipe Guerra como Capital das Cavernas do Rio Grande do Norte é resultado de um trabalho realizados em conjunto com muitas mãos nesses mais de dois anos do Projeto Lajedo do Rosário. Nossa gratidão ao Deputado Francisco Medeiros (Francisco do PT/RN) e a Governadora Fátima Bezerra por reconhecerem a importância que os dois estão deixando registrados para a posteridade esses fatos históricos”.
O trabalho realizado pelo o Projeto Lajedo do Rosário tem se constituído de uma enorme importância, além de estar promovendo a divulgação das potencialidades espeleológicas do município de Felipe Guerra e elevando esse pioneirismo do desenvolvimento do turismo sustentável beneficiando a região Oeste Potiguar do estado do Rio Grande do Norte.
Palestrantes:

Tiago Dionísio: É humorista, comunicador e influenciador digital potiguar, natural de Parnamirim (RN). Iniciou sua trajetória na internet em 2018 e, em 2019, decidiu transformar a criação de conteúdo em profissão.
Com uma comunicação espontânea e baseada no humor e no cotidiano, Tiago conquistou milhões de seguidores e alcançou projeção nacional. Seus conteúdos viralizaram e foram compartilhados por grandes nomes da música e do entretenimento brasileiro. (JOLRN). Ao longo da carreira, também criou, roteirizou e protagonizou projetos audiovisuais, como a websérie Baculejo, além de desenvolver formatos próprios que ajudaram a consolidar sua identidade nas redes sociais. (SAPL Natal).
Hoje, Tiago atua também no mercado de publicidade e influência, conectando marcas, pessoas e experiências por meio das redes sociais. Em sua palestra, compartilha sua experiência sobre como o conteúdo digital pode despertar interesse, gerar desejo e transformar um destino turístico em uma experiência que as pessoas querem conhecer, viver e compartilhar.

Tema: Como criar conteúdos potentes para fidelizar, vender e crescer no turismo e negócios através das redes sociais.

Alexandre Ramarí Vilas Boas Barbosa da Silva: É funcionário do Banco do Nordeste desde 1983 e exerce a função de Gerente-Geral desde junho de 1997, acumulando quase três décadas de experiência em gestão bancária. É bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e em Ciências Econômicas pelas Faculdades Integradas de Patos (FIP). Possui pós-graduação em Administração de Empresas – Competências Gerenciais e MBA em Gestão de Pessoas, além de formação no Programa de Desenvolvimento de Executivos (PDE) da Fundação Dom Cabral. Possui também experiência como professor de pós-graduação e instrutor do Banco do Nordeste.

Tema: Crédito: Motor estratégico para o crescimento de uma empresa.

Claudia Regina Freire de Andrade: É advogada, consultora em gestão e inovação, palestrante e ex-prefeita de Mossoró. Graduada em Direito pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN, construiu sua trajetória entre a gestão pública, a liderança institucional e o desenvolvimento de projetos voltados à transformação de organizações e territórios.
É idealizadora da CR Gestão & Inovação e do Método CR – Governança Sistêmica Integrada, abordagem que articula clareza estratégica, organização estrutural e maturidade das relações para transformar potencial em resultados sustentáveis. Atualmente, dedica-se à consultoria, à produção de conhecimento e ao desenvolvimento de iniciativas voltadas à governança, cooperação, inovação e desenvolvimento territorial, conectando pessoas, organizações e territórios em torno de uma visão compartilhada de futuro.

Tema: Que turismo queremos construir? Governança, identidade e cooperação para transformar potencial em desenvolvimento regional.

Maíza Pinheiro :É Turismóloga com pós-graduação em Gestão Estratégica de Sistemas de Informação e Análise de Dados, com sólida experiência em gestão da qualidade na hotelaria. Há 22 anos no Sebrae, atuando em áreas como acesso a mercados, comércio e serviços, atendimento e relacionamento. Empresária no segmento de viagens, especialista em experiências mágicas e certificada pelo Disney Institute.

Tema: A Era da Experiência: Do Atendimento ao Encantamento: O que a Disney pode ensinar ao profissional de turismo.

Thales Egídio Macêdo Dantas:É advogado, bacharel em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com experiência nas áreas de Direito Administrativo, Constitucional, Internacional e Direitos Humanos. Sua trajetória reúne atuação jurídica e experiência na gestão pública estadual. É Diretor Técnico do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema/RN)

Entre 2019 e 2022, exerceu os cargos de Chefe de Gabinete do Procurador-Geral do Estado e Assessor Governamental Normativo da Procuradoria-Geral do Estado (PGE). Entre 2023 e 2024, esteve no cargo de Coordenador Jurídico do Gabinete Civil da Governadora do Estado (GAC) e, em 2024, coordenou o Projeto Orçamento Participativo do Rio Grande do Norte. Desde 2019, preside o Comitê Estadual Intersetorial de Atenção aos Refugiados, Apátridas e Migrantes do Rio Grande do Norte (CERAM). À frente da Diretoria Técnica do Idema, atua em pautas relacionadas à gestão ambiental, proteção dos recursos naturais e desenvolvimento sustentável. Em agosto de 2026, integrou a comitiva do Governo do RN na 17ª Conferência das Partes da Convenção das Nações Unidas para o Combate à Desertificação (COP17), realizada em Ulaanbaatar, na Mongólia.

Marcília Barroso:É Mestre em Saúde e Sociedade, Especialista em Neurociência e Comunicação e Especialista em Comportamento Humano. Professora Universitária e docente de Comunicação e Oratória, atua também como Gerente da Vox2You Mossoró e como palestrante nas áreas de comunicação, oratória e desenvolvimento humano. Sua atuação é voltada ao desenvolvimento da comunicação como ferramenta de conexão, influência e posicionamento, unindo conhecimentos sobre comunicação, comportamento humano e neurociência para ajudar pessoas a se expressarem com mais clareza, segurança e autenticidade.

Tema: Ouse se comunicar: quem não se posiciona, perde oportunidades

Iracy Wanderley Filha: É geógrafa, Mestre em Turismo pela UFRN, educadora socioambiental com mais de 20 anos de atuação em biodiversidade, políticas públicas, governança ambiental e desenvolvimento territorial. Atualmente, coordena a Unidade de Gestão da Biodiversidade do Idema/RN, com experiência em conservação, unidades de conservação, articulação institucional e trabalho com comunidades, povos tradicionais amazônidas e do sertão do Seridó.

Tema: Da proteção à oportunidade: a biodiversidade e os territórios protegidos como vetores de desenvolvimento do turismo sustentável.
Participantes vão concorrer a uma Imersão de Oratória oferecido pela Escola de Oratória e Comunicação Vox2You Mossoró
Ao inscrever-se e participar da programação das palestras da 3ª Edição do Workshop É Preciso Ousar Para Crescer, os participantes estarão concorrendo a uma imersão de Oratória oferecido pela Escola de Oratória e Comunicação Vox2You Mossoró-RN.
SERVIÇO: 3ª Edição do Workshop É Preciso Ousar Para Crescer
Data: 24 de novembro de 2026 (Terça-Feira)
Horário: 10 às 17 horas Local: Salão Seridó-Hotel Villa Oeste-Mossoró-RN
Inscrições limitadas e gratuita acesse https://lajedodorosario.com.br/
@Instagram É Preciso Ousar Para Crescer https://www.instagram.com/eprecisoousarparacrescer
Fotos:Divulgação
Assessoria de Comunicação Projeto Lajedo do Rosário





