Fundação Grupo Boticário e Rede de Especialistas em Conservação da Natureza (RECN) colocam à disposição seus porta-vozes para análises e entrevistas sobre a Conferência do Clima da ONU, que acontece em novembro, em Belém (PA)
A COP30 começa em cerca de 30 dias, em Belém (PA). Em meio a desafios logísticos e à cobrança para que países entreguem seus compromissos climáticos (NDCs), a preparação para a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas entra em fase decisiva. Além de chefes de Estado e negociadores oficiais, o evento deve contar com ampla participação do setor empresarial e da sociedade civil do mundo todo.
A Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, que é credenciada como membro observador das Conferências do Clima da ONU desde 2009, tendo participado de praticamente todas as COPs desde então, e a Rede de Especialistas em Conservação da Natureza (RECN), que reúne profissionais de referência nacional e internacional em assuntos relacionados à conservação da natureza e ao clima, mais uma vez participam da Conferência e se colocam à disposição para entrevistas sobre:
A importância da COP30 para o Brasil e a biodiversidade brasileira, em um contexto global de urgência climática.
O papel da natureza como aliada no enfrentamento da crise climática, com destaque para Soluções Baseadas na Natureza (SBN).
Adaptação das cidades para minimizar efeitos de eventos climáticos extremos.
Oportunidades para o país liderar a agenda internacional de clima e biodiversidade.
Os desafios de alinhar desenvolvimento econômico, justiça social e conservação ambiental.
Transição para uma economia de baixo carbono.
A relevância da cooperação entre setor público, setor privado e sociedade civil para acelerar compromissos e ações.
Oceano, Clima e Biodiversidade – Convergência entre agendas ambientais para o desenvolvimento sustentável.
Investimento Social Privado destinado à causa ambiental.
Indicadores da Meta Global de Adaptação da UNFCCC (Global Goal on Adaptation, GGA), um dos produtos da COP30.
Especialistas disponíveis para entrevistas:
ANDRÉ FERRETTI – Gerente de Economia da Biodiversidade da Fundação Grupo Boticário, membro da RECN, mestre em Ciências Florestais, com MBA em Gestão Estratégica da Inovação e conselheiro da Plataforma Empresas pelo Clima (GVces). Já participou de 18 COPs.
Temas principais: Mudanças climáticas | Soluções Baseadas na Natureza | Histórico das COPs | Negócios e biodiversidade | Restauração ecológica | Benefícios econômicos das áreas naturais
JULIANA BALADELLI RIBEIRO – Gerente de projetos da Fundação Grupo Boticário, é especialista em Mudanças Climáticas e Soluções Baseadas na Natureza (SBN). É uma das 78 especialistas globais selecionadas pela ONU para atuar na definição dos indicadores de adaptação às mudanças climáticas para a Meta Global de Adaptação, a serem validados na COP30, em Belém.
Temas principais: Adaptação às mudanças climáticas | Soluções Baseadas na Natureza
ALEXANDER TURRA: Membro da RECN e professor titular do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (USP).
Temas principais: Oceano | Clima | Biodiversidade | Exploração de Petróleo na Margem Equatorial | Governança, manejo integrado e conservação marinha
CARLOS NOBRE – Membro da RECN, pesquisador do Instituto de Estudos Avançados da USP e pesquisador aposentado do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).
Temas principais: Mudanças climáticas | Amazônia | Desenvolvimento sustentável | Desastres naturais | Ciências climáticas
CARLOS RITTL – Membro da RECN, especialista em política internacional da Rainforest Foundation da Noruega. É ex-secretário executivo do Observatório do Clima, administrador, mestre e doutor em Biologia.
Temas principais: Mudanças climáticas | Ecossistemas naturais na mitigação, adaptação e resiliência às mudanças climáticas | Políticas públicas sobre mudanças climáticas e desenvolvimento
PHILIP MARTIN FEARNSIDE, membro da RECN, pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), membro da Academia Brasileira de Ciências e segundo cientista do mundo em citações sobre aquecimento global (Thomson-ISI).
Temas principais: Mudanças climáticas | Amazônia | Mudanças ambientais decorrentes do desmatamento
RONALDO CHRISTOFOLETTI – Membro da RECN, professor do Instituto do Mar da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e presidente do Grupo de Especialistas em Cultura Oceânica da UNESCO.
Temas principais: Oceano e clima | Gestão costeira e políticas públicas | Impactos no ambiente marinho: mudanças climáticas, poluição e estressores múltiplos
Sobre a Fundação Grupo Boticário
Com 35 anos de história, a Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza é uma das principais fundações empresariais do Brasil que atuam para conservar o patrimônio natural brasileiro. Com foco na adaptação da sociedade às mudanças climáticas, especialmente em relação à segurança hídrica e à proteção costeira, a instituição atua para que a conservação da biodiversidade seja priorizada em todos os setores. Alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, considera que a natureza é a base para o desenvolvimento social e econômico do país. Sem fins lucrativos e mantida pelo Grupo Boticário, a Fundação Grupo Boticário contribui para que diferentes atores estejam mobilizados em busca de soluções para os principais desafios ambientais, sociais e econômicos. Já apoiou mais de 1.800 iniciativas em todos os biomas no país. Protege duas reservas naturais de Mata Atlântica e Cerrado – os biomas mais ameaçados do Brasil pelo desmatamento –, somando 11 mil hectares, o equivalente a 70 Parques do Ibirapuera. Com 1,4 milhão de seguidores nas redes sociais, busca também aproximar a natureza do cotidiano das pessoas. A instituição é fruto da inspiração de Miguel Krigsner, fundador e presidente do Conselho do Grupo Boticário, criada em 1990, dois anos antes da Rio-92 ou Cúpula da Terra, evento que foi um marco para a conservação ambiental mundial. | www.fundacaogrupoboticario.org.br | @fundacaogrupoboticario (Instagram, Facebook, LinkedIn, Youtube, TikTok).
Sobre a Rede de Especialistas em Conservação da Natureza
A Rede de Especialistas em Conservação da Natureza (RECN) reúne cerca de 80 profissionais de todas as regiões do Brasil e alguns do exterior que trazem ao trabalho que desenvolvem a importância da conservação da natureza e da proteção da biodiversidade. São juristas, urbanistas, biólogos, engenheiros, ambientalistas, cientistas, professores universitários – de referência nacional e internacional – que se voluntariaram para serem porta-vozes da natureza, dando entrevistas, trazendo novas perspectivas, gerando conteúdo e enriquecendo informações de reportagens das mais diversas editorias. Criada em 2014, a Rede é uma iniciativa da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza. Os pronunciamentos e artigos dos membros da Rede refletem exclusivamente a opinião dos respectivos autores. Acesse o Guia de Fontes em www.fundacaogrupoboticario.org.br






