Da liderança ao marketing, preparamos uma seleção de obras essenciais para dar um upgrade na carreira ou na empresa ainda esse ano
Os primeiros cinco meses de 2025 já se foram e se suas metas profissionais para este ano ainda não foram alcançadas, esse é o ponto de virada! Aproveite enquanto o segundo semestre não chega para absorver conhecimento de quem já trilhou grandes jornadas e conquistou o sucesso, para fazer acontecer na segunda metade desse ano.
Ler o livro certo, no momento certo, pode ser o impulso que faltava para transformar desafios em crescimento real. Obras inspiradoras e repletas de aprendizados podem ajudar renovar a motivação, além de abrir novos caminhos para a sua carreira ou negócio.
Nesta seleção, reunimos 12 livros para quem quer repensar o jeito de liderar, inovar com propósito, fidelizar clientes, fortalecer conexões e aprender com histórias reais de superação e visão estratégica. Você vai encontrar títulos sobre liderança consciente, marketing digital, espiritualidade nos negócios, operações eficientes e até lições de disciplina vindas do esporte de alto rendimento. Confira as dicas!
Transitando entre gerações – Antonio Carlos Pipponzi
Quando Antonio Carlos Pipponzi deixou o mestrado para se dedicar à farmácia da família, não imaginava que lideraria a criação da maior rede do setor no Brasil. Ao longo de quase cinco décadas, enfrentou crises econômicas, promoveu inovação com foco humano e guiou a entrada da quarta geração no negócio. Com sua liderança, a empresa abriu capital e se uniu à Drogasil, formando a RD Saúde. Neste relato, ele compartilha os bastidores dessa jornada centenária. Uma história de transformação, propósito e legado familiar.
As 7 leis da conexão – Marcos Buaiz
Como transformar boas ideias em negócios duradouros? Como construir uma rede de contatos capaz de abrir portas e gerar oportunidades reais? Em As 7 leis da conexão, o empresário Marcus Buaiz compartilha os fundamentos que fizeram de sua vida profissional uma das mais inspiradoras do cenário empreendedor brasileiro. No lançamento, o autor defende que, mais que facilitar o caminho, as conexões humanas pavimentam a própria estrada para a prosperidade.
O primeiro carro importa – Reginaldo Regino
Pioneiro na importação de automóveis, o engenheiro civil e empresário Reginaldo Regino transformou o mercado automobilístico brasileiro ao viabilizar a chegada da primeira BMW ao país em 1990. No livro O primeiro carro importa, ele compartilha os bastidores dessa trajetória marcada pela coragem, inovação e resiliência. A narrativa revela a jornada de um brasileiro multifacetado que nunca teve medo de experimentar. Regino traz o empreendedorismo em seu DNA: abriu o primeiro negócio aos 21 anos e, anos depois, revolucionou a indústria automotiva nacional.
Liderança – Brian Tracy
Com a experiência de quem já foi mentor de empresas como Coca-Cola e Toyota, Brian Tracy apresenta os pilares de uma liderança eficaz. O especialista em gestão mostra que liderar vai além de comandar: é preciso inspirar, ouvir, manter o foco e agir com integridade. Em uma linguagem prática, o livro destaca as qualidades essenciais para quem deseja conduzir equipes rumo à alta performance. Ideal para profissionais que desejam fazer a diferença em um ambiente de trabalho inspirador e positivo.
A Arte de Ganhar Dinheiro – Phineas Taylor Barnum
Phineas Taylor Barnum é lembrado até hoje como um dos maiores magnatas do show business. No clássico A Arte de Ganhar Dinheiro, o empresário reúne 20 regras para o desenvolvimento pessoal que garantiram o crescimento de sua fortuna. Por meio de exemplos práticos, alegorias e histórias, o autor oferece conselhos sobre a escolha certa da carreira, valorização da integridade nos negócios, perseverança nos empreendimentos, e muitas outras lições valiosas para qualquer época ou situação.
Liderança Disposicional – Aécio Ribeiro Filho
Liderar é uma ação necessária a qualquer pessoa que deseja contribuir de forma significativa na área de atuação. Essa é a provocação feita pelo comunicador e mentor Aécio Ribeiro Filho, que há mais de duas décadas atua na formação, desempenho e alinhamento comportamental de profissionais. Com uma linguagem descomplicada, Liderança Disposicional é um convite à reinvenção pessoal e coletiva, numa realidade que valoriza o poder da presença, escuta e coerência entre discurso e prática para quem deseja empreender.
Inovação transcendente – Daniel Cardoso
As ideias que mudam o mundo são mais do que simples pensamentos, elas são manifestações do divino no plano humano. Esse é o argumento defendido pelo empresário, investidor e palestrante Daniel Cardoso no livro Inovação transcendente. A obra, que reúne lições inspiradoras de estratégias de negócios e espiritualidade, destaca como a verdadeira inovação começa na mente, mas só chega ao mundo físico a partir da coragem, clareza e ação.
O caminho do cliente – Ricardo Pena
Desistir de comprar após uma experiência negativa ou não voltar a consumir em determinado local depois de ser mal atendido são situações corriqueiras no dia a dia dos consumidores. Essa realidade, que pode parecer óbvia, ainda representa um dilema amplamente negligenciado por quem empreende. Para contribuir com uma mudança profunda nas competências de atrair, encantar e fidelizar o público, Ricardo Pena, empresário e especialista em experiência do cliente, lança O caminho do cliente – O segredo para criar uma experiência do cliente que vai alavancar o seu negócio.
Guia politicamente incorreto para empreendedores digitais – André Cruz
No livro Guia Politicamente Incorreto para Empreendedores Digitais, André Cruz expõe as armadilhas escondidas no mercado digital e ensina como construir um negócio online realmente autônomo e lucrativo. Na obra, o autor revela por que tantos profissionais acabam reféns de plataformas que lucram com promessas vazias. A partir de sua experiência como empresário, ele apresenta estratégias práticas para quem deseja crescer com liberdade, sem depender de intermediários.
O que me fez Tricampeão – Felipe Melo
Depois de encerrar a carreira como tricampeão da América, o ídolo do futebol, Felipe Melo, revisita os bastidores da própria jornada e expõe o homem de propósito e liderança. Como chave do sucesso, ele destaca competências necessárias não só para o futebol, mas para empreender em qualquer área da vida, como a disciplina, autoconhecimento, aprendizado contínuo e preparo para mudanças, essenciais para a longevidade de um negócio.
Manual prático da gestão de operações – Paulo Roberto Costa da Silva Júnior
Diante da dificuldade crescente em encontrar profissionais preparados para a área operacional, o executivo Paulo Roberto Costa da Silva Júnior apresenta o Manual Prático da Gestão de Operações. Com base em duas décadas de experiência e na formação de mais de 1.500 colaboradores, o autor oferece um guia direto e acessível para líderes que buscam eficiência, resultados rápidos e sustentáveis. Uma leitura essencial para quem atua na linha de frente da gestão e precisa transformar conhecimento em ação.
Líder Trekking: O Executivo e o Professor no Vale do Pati – Cezar Almeida
Nesta obra, inspirada nas experiências do Cezar Almeida como executivo, empreendedor, mentor e apaixonado por trekking, os leitores são convidados a repensar os próprios rumos profissionais e pessoais. Por meio de ensinamentos sobre os impactos de uma liderança ambidestra — ferramenta necessária para empreendedores — o autor mostra ainda a importância de equilibrar eficiência operacional e inovação ao propósito.
