12 livros para impulsionar os negócios do 2º semestre de 2025 

WhatsApp
Facebook
X
Threads
Telegram
Divulgação

Da liderança ao marketing, preparamos uma seleção de obras essenciais para dar um upgrade na carreira ou na empresa ainda esse ano 

Os primeiros cinco meses de 2025 já se foram e se suas metas profissionais para este ano ainda não foram alcançadas, esse é o ponto de virada! Aproveite enquanto o segundo semestre não chega para absorver conhecimento de quem já trilhou grandes jornadas e conquistou o sucesso, para fazer acontecer na segunda metade desse ano. 

Ler o livro certo, no momento certo, pode ser o impulso que faltava para transformar desafios em crescimento real. Obras inspiradoras e repletas de aprendizados podem ajudar renovar a motivação, além de abrir novos caminhos para a sua carreira ou negócio. 

Nesta seleção, reunimos 12 livros para quem quer repensar o jeito de liderar, inovar com propósito, fidelizar clientes, fortalecer conexões e aprender com histórias reais de superação e visão estratégica. Você vai encontrar títulos sobre liderança consciente, marketing digital, espiritualidade nos negócios, operações eficientes e até lições de disciplina vindas do esporte de alto rendimento. Confira as dicas! 

Transitando entre gerações – Antonio Carlos Pipponzi 

Quando Antonio Carlos Pipponzi deixou o mestrado para se dedicar à farmácia da família, não imaginava que lideraria a criação da maior rede do setor no Brasil. Ao longo de quase cinco décadas, enfrentou crises econômicas, promoveu inovação com foco humano e guiou a entrada da quarta geração no negócio. Com sua liderança, a empresa abriu capital e se uniu à Drogasil, formando a RD Saúde. Neste relato, ele compartilha os bastidores dessa jornada centenária. Uma história de transformação, propósito e legado familiar. 

As 7 leis da conexão – Marcos Buaiz 

Como transformar boas ideias em negócios duradouros? Como construir uma rede de contatos capaz de abrir portas e gerar oportunidades reais? Em As 7 leis da conexão, o empresário Marcus Buaiz compartilha os fundamentos que fizeram de sua vida profissional uma das mais inspiradoras do cenário empreendedor brasileiro. No lançamento, o autor defende que, mais que facilitar o caminho, as conexões humanas pavimentam a própria estrada para a prosperidade. 

O primeiro carro importa – Reginaldo Regino 

Pioneiro na importação de automóveis, o engenheiro civil e empresário Reginaldo Regino transformou o mercado automobilístico brasileiro ao viabilizar a chegada da primeira BMW ao país em 1990. No livro O primeiro carro importa, ele compartilha os bastidores dessa trajetória marcada pela coragem, inovação e resiliência. A narrativa revela a jornada de um brasileiro multifacetado que nunca teve medo de experimentar. Regino traz o empreendedorismo em seu DNA: abriu o primeiro negócio aos 21 anos e, anos depois, revolucionou a indústria automotiva nacional. 

Liderança – Brian Tracy 

Com a experiência de quem já foi mentor de empresas como Coca-Cola e Toyota, Brian Tracy apresenta os pilares de uma liderança eficaz. O especialista em gestão mostra que liderar vai além de comandar: é preciso inspirar, ouvir, manter o foco e agir com integridade. Em uma linguagem prática, o livro destaca as qualidades essenciais para quem deseja conduzir equipes rumo à alta performance. Ideal para profissionais que desejam fazer a diferença em um ambiente de trabalho inspirador e positivo. 

A Arte de Ganhar Dinheiro – Phineas Taylor Barnum 

Phineas Taylor Barnum é lembrado até hoje como um dos maiores magnatas do show business. No clássico A Arte de Ganhar Dinheiro, o empresário reúne 20 regras para o desenvolvimento pessoal que garantiram o crescimento de sua fortuna. Por meio de exemplos práticos, alegorias e histórias, o autor oferece conselhos sobre a escolha certa da carreira, valorização da integridade nos negócios, perseverança nos empreendimentos, e muitas outras lições valiosas para qualquer época ou situação. 

Liderança Disposicional – Aécio Ribeiro Filho 

Liderar é uma ação necessária a qualquer pessoa que deseja contribuir de forma significativa na área de atuação. Essa é a provocação feita pelo comunicador e mentor Aécio Ribeiro Filho, que há mais de duas décadas atua na formação, desempenho e alinhamento comportamental de profissionais. Com uma linguagem descomplicada, Liderança Disposicional é um convite à reinvenção pessoal e coletiva, numa realidade que valoriza o poder da presença, escuta e coerência entre discurso e prática para quem deseja empreender. 

Inovação transcendente – Daniel Cardoso 

As ideias que mudam o mundo são mais do que simples pensamentos, elas são manifestações do divino no plano humano. Esse é o argumento defendido pelo empresário, investidor e palestrante Daniel Cardoso no livro Inovação transcendente. A obra, que reúne lições inspiradoras de estratégias de negócios e espiritualidade, destaca como a verdadeira inovação começa na mente, mas só chega ao mundo físico a partir da coragem, clareza e ação. 

O caminho do cliente – Ricardo Pena 

Desistir de comprar após uma experiência negativa ou não voltar a consumir em determinado local depois de ser mal atendido são situações corriqueiras no dia a dia dos consumidores. Essa realidade, que pode parecer óbvia, ainda representa um dilema amplamente negligenciado por quem empreende. Para contribuir com uma mudança profunda nas competências de atrair, encantar e fidelizar o público, Ricardo Pena, empresário e especialista em experiência do cliente, lança O caminho do cliente – O segredo para criar uma experiência do cliente que vai alavancar o seu negócio. 

Guia politicamente incorreto para empreendedores digitais – André Cruz 

No livro Guia Politicamente Incorreto para Empreendedores Digitais, André Cruz expõe as armadilhas escondidas no mercado digital e ensina como construir um negócio online realmente autônomo e lucrativo. Na obra, o autor revela por que tantos profissionais acabam reféns de plataformas que lucram com promessas vazias. A partir de sua experiência como empresário, ele apresenta estratégias práticas para quem deseja crescer com liberdade, sem depender de intermediários. 

O que me fez Tricampeão – Felipe Melo 

Depois de encerrar a carreira como tricampeão da América, o ídolo do futebol, Felipe Melo, revisita os bastidores da própria jornada e expõe o homem de propósito e liderança. Como chave do sucesso, ele destaca competências necessárias não só para o futebol, mas para empreender em qualquer área da vida, como a disciplina, autoconhecimento, aprendizado contínuo e preparo para mudanças, essenciais para a longevidade de um negócio. 

Manual prático da gestão de operações – Paulo Roberto Costa da Silva Júnior 

Diante da dificuldade crescente em encontrar profissionais preparados para a área operacional, o executivo Paulo Roberto Costa da Silva Júnior apresenta o Manual Prático da Gestão de Operações. Com base em duas décadas de experiência e na formação de mais de 1.500 colaboradores, o autor oferece um guia direto e acessível para líderes que buscam eficiência, resultados rápidos e sustentáveis. Uma leitura essencial para quem atua na linha de frente da gestão e precisa transformar conhecimento em ação. 

Líder Trekking: O Executivo e o Professor no Vale do Pati – Cezar Almeida 

Nesta obra, inspirada nas experiências do Cezar Almeida como executivo, empreendedor, mentor e apaixonado por trekking, os leitores são convidados a repensar os próprios rumos profissionais e pessoais. Por meio de ensinamentos sobre os impactos de uma liderança ambidestra — ferramenta necessária para empreendedores — o autor mostra ainda a importância de equilibrar eficiência operacional e inovação ao propósito.

WhatsApp
Facebook
X
Threads
Telegram