Uma das estratégias mais eficientes, quando se trata de chegar até os consumidores, é o marketing digital.
Alguma das inúmeras vantagens desse método é proporcionar a redução dos custos com divulgação e potencializar a marca, fidelizar os clientes, ter mais facilidade no pré e pós-venda, entre outros.
Especialmente no ramo industrial, onde o modelo que se trabalha é o B2B (business to business), ou seja, os consumidores principais são empresas, o marketing digital otimiza o processo de fidelização e de relacionamento!
Mas a pergunta é: Por que minha indústria deve utilizar o marketing digital? Isso nós vamos te explicar a seguir com 4 dicas úteis. Continue lendo!
Os canais online da empresa
Um dos pontos principais do marketing digital dentro do ambiente industrial é a presença online.
Afinal de contas, são os canais digitais que auxiliam a empresa a ser mais reconhecida, levando ao público-alvo novas maneiras de conseguir informações sobre seus produtos e serviços.
E quando essa presença online é bem pensada e planejada, é possível deixar a indústria cada vez mais evidente dentro do segmento que trabalha. Dessa forma, os clientes em potencial sempre vão lembrar da marca e então contatá-la. Vamos a alguns exemplos:
Imagine uma indústria que fornece disco abrasivo, são diversas as empresas que fazem uso desse tipo de item para os mais diferentes trabalhos. Por isso, achar esse público pelos meios digitais é um ponto muito positivo!
Atendimento diferenciado
Outra grande vantagem do marketing digital é que sua indústria pode alcançar novos patamares em relação ao atendimento.
Afinal, o marketing digital proporciona diversas ferramentas que otimizam a comunicação e o relacionamento com os leads (potenciais clientes) e consumidores.
Outra questão extremamente importante para que a indústria alcance patamares diferentes dentro do universo online em comparação com seus concorrentes é o posicionamento em relação ao atendimento.
Mesmo no setor indústrial, tudo o que os clientes mais buscam é a agilidade quando estão com dúvidas ou simplesmente, quando querem entrar em contato com a empresa. Algumas opções que você pode acrescentar no seu site, redes ou plataforma são:
- Chats;
- FAQs;
- Telefones;
- SAC;
- E-mails.
Pense em uma uma indústria que fabrica circuito impresso, por exemplo.
Ela precisará de uma boa quantidade de canais de comunicação para passar as informações de forma clara para todos os tipos de público. Afinal, se trata de um produto muito específico e que causam muita dúvidas entre os clientes.
Conteúdos
Falamos sobre os canais que a empresa precisa ter, o atendimento online e agora, chegou o momento de discutirmos sobre o conteúdo.
A indústria que conta com o auxílio de um site, precisa proporcionar uma atenção especial para o blog. E por isso, a produção de conteúdo relevante é o que ajuda no convencimento do lead a se tornar um cliente fidelizado!
As técnicas de SEO também são de suma importância, assim como o bom uso das palavras-chave e a experiência de maneira geral, que o cliente que navega pelo site da indústria vai ter.
Pense que a sua empresa presta serviços de estação de tratamento de água. Você pode produzir conteúdos educativos, mencionando a importância desse serviço, ou então, conteúdos voltados 100% à compras e o quanto adquirir esse serviço é necessário.
Dessa forma, a marca pode virar autoridade no assunto e assim, atrair cada vez mais potenciais clientes!
Após compreender a importância do marketing digital para as indústrias, o que ele pode proporcionar, talvez seja o momento ideal para aplicação no seu negócio.
Atrair cada vez mais clientes certos só tende a promover bons resultados, tudo o que as empresas querem!
Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.