É comum se sentir um pouco perdido no momento de montar uma empresa. Isso porque, na era da modernidade, os clientes possuem facilidade para encontrar os produtos e serviços necessários em qualquer esquina próxima.
Claro, não estamos falando que abrir uma empresa é algo complicado e que não te trará lucro. Pelo contrário, um empreendimento que oferece produtos e serviços com diferenciais certamente pode crescer no mercado de forma rápida e estruturada.
Mas, como ter diferenciais e se destacar no meio da concorrência acirrada? Essa é uma dúvida que muitas pessoas compartilham.
Por isso, nós produzimos esse conteúdo para te mostrar como o nicho de mercado é um grande exemplo de diferencial e que leva um negócio a obter seu sucesso!
Vamos ao conteúdo?
O que é nicho de mercado
O nicho de mercado representa uma cartela específica da sociedade. De outro modo, ele representa um grupo de pessoas que possuem uma necessidade muito particular e que não pode ser encontrado com tanta facilidade.
Imagine por exemplo, uma indústria que é especializada na fabricação de colher de dentina, ou que venda em grandes quantidades a bomba centrífuga, ou que ainda preste serviços relacionados a estação de tratamento de água.
Essas empresas, sem dúvidas, apenas fabricam e vendem seus produtos para uma parte individual de um setor ou atividade!
Uma das maiores vantagens em escolher atuar com nichos está no próprio público-alvo, que, muita das vezes, possuem necessidades que ainda não foram solucionadas.
No entanto, é necessário, antes de atuar com qualquer tipo de nicho, saber sobre sua categoria e se vale a pena ou não. Vamos descobrir abaixo quais as categorias de nichos de mercado existentes:
Quais são os 4 segmentos de nichos
Muitos empreendedores, quando descobrem o que é o nicho e quais são seus benefícios, optam por fazer a escolha sem planejamento ou estudo do mercado.
No entanto, existem quatro segmentos que devem ser analisados antes de qualquer ação tomada e investimentos realizados. Veja quais são eles abaixo:
Segmentação geográfica
Diz respeito a localização do público-alvo. É possível escolher seu público por meio do estudo do seu país, estado, cidade, entre outros. Nesse caso, o nicho será concentrado no local que sua empresa escolher.
Segmentação demográfica
Refere-se às características do público, como sua renda, faixa etária, religião, entre outros. O nicho será de acordo com sua segmentação, como uma empresa especializada em crianças, por exemplo.
Segmentação psicográfica
Esse nicho leva em consideração o estilo e até mesmo a personalidade das pessoas. Segmente seu nicho de acordo com a forma de expressão do seu público.
Segmentação comportamental
Por último, a segmentação comportamental se trata da maneira com a qual seu público se comporta e do seu hábito de consumo. Uma loja de tênis para atletas é um nicho comportamental, por exemplo.
Como saber seu tipo de nicho
Para descobrir qual nicho sua empresa deve seguir, primeiro é importante saber que o nicho não se trata de vendas em massa, ou de um produto popular e de fácil acesso. Os produtos e serviços de nicho solucionam as necessidades de uma parte específica da sociedade.
Além disso, existem quatro segmentos para os nichos: A segmentação geográfica, demográfica, psicográfica e comportamental.
Mas acima de tudo, para saber se vale a pena ou não investir no nicho, é importante verificar se há uma demanda existente no mercado, ou um público-alvo com uma necessidade real e que precise ser solucionada!
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