Monitoramento realizado pela Scup identificou conversas sobre prevenção, preconceito e a importância da conscientização
Desde 2015, setembro é o mês dedicado a fomentar o diálogo sobre o suicídio, uma iniciativa criada pelo Centro de Valorização a Vida. Nos últimos dias o assunto esteve em alta no twitter e rendeu discussões sobre prevenção do suicídio e a saúde mental. Do dia 1º ao dia 23 de setembro, a Scup, plataforma de monitoramento de redes sociais, coletou mais de 600 mil menções sobre o assunto em posts que continham a hashtag #SetembroAmarelo.
Dentre as manifestações realizadas na rede social, 32.7% buscavam discutir abertamente sobre o suicídio.
Usuária discute o suicídio no Twitter durante Setembro Amarelo
Já os tweets que tratavam sobre prevenção, mencionando questões como apoio, tratamento e cura, representaram 27,8%, dando também uma visibilidade à hashtag #SuaVidaImporta.
A importância da conscientização o ano inteiro
Alguns usuários aproveitaram a discussão para apontar que, apesar do sucesso do Setembro Amarelo em trazer o assunto à tona, muitas pessoas esquecem da questão nos outros meses do ano e têm atitudes preconceituosas. Alguns posts mostraram que há muita resistência por parte da população em enxergar a situação como uma doença, e isso dificulta o apoio a amigos, familiares e conhecidos que passam por problemas de saúde mental.
Usuário aponta que as ações de prevenção ao suicídio devem existir fora do Setembro Amarelo
Tweets também abordaram o preconceito
O preconceito que gira em torno das pessoas com problemas de saúde mental foi citado em 151 mil tweets, sendo que 47% deles citaram a LGBTQ+ fobia como determinante nos casos de suicídio e depressão. Outras situações mencionadas foram frescura, preguiça e falta de vontade. A depressão foi a doença mais citada para falar de suicídio, contabilizando 13% dos tweets coletados pela Scup, apesar de não ser a única relacionada ao problema..
Discussão sobre o preconceito contra LGBTQ+
Repercussão de ações fora das redes sociais
O Setembro Amarelo também existe fora das redes sociais e, por isso, o monitoramento da Scup coletou tweets com comentários sobre ações realizadas fora da internet, por escolas, igrejas e empresas.
Ações do Setembro Amarelo acontece fora das redes sociais também
Alguns usuários aproveitaram a campanha para usar suas próprias vozes e falar sobre as experiências vividas por eles. As respostas resumiam o que é o movimento Setembro Amarelo.
Usuária conta parte de sua experiência com relação à saúde mental no Twitter
Usuário responde desconhecida após ela contar parte da sua experiência com relação à saúde mental no Twitter
Usuária responde desconhecida após ela contar parte da sua experiência com relação à saúde mental no Twitter
Sobre a Scup
Criada em 2009 e com mais de 400 clientes em seu portfólio, a Scup monitora as interações nas redes sociais para ajudar as empresas a se comunicarem com seu público e descobrir as suas necessidades. Com todas as atividades de social centralizadas em uma única plataforma e um relatório com comentários sobre a marca e interações, é possível acompanhar o desempenho de ações digitais e identificar novas oportunidades para ações personalizadas de marketing, aumento de vendas e oportunidades de negócios.
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