A ostentação saiu de moda. Agora, o conceito de luxo valoriza a qualidade, a sustentabilidade e os benefícios oferecidos por produtos fabricados em um modelo produtivo sustentável e inovador. A Bespoke Life tem um rol de fornecedores de diversas áreas que pode ajudar você na tarefa de contribuir para um consumo consciente.
“O luxo precisa ser nobre e sustentável”. A afirmação foi dada ao portal de notícias G1 pelo empresário Oskar Metsavaht, dono e criador da grife Osklen, reconhecida pelas peças ousadas e pelo uso de materiais inovadores e sustentáveis.
Ou seja, hoje o luxo não prega a ostentação e o status, mas a qualidade e a sustentabilidade de produtos e serviços. A oferta ainda é limitada, porém não exclusiva. Os produtos e serviços que seguem este conceito trazem benefícios técnicos, funcionais e emocionais aos consumidores.
A mudança do conceito está ligada à nova forma de pensar do consumidor. Atualmente, a pessoa de renda média/alta está disposta a pagar mais por produtos e serviços superiores em qualidade, design e matéria-prima. Este consumidor continua procurando certa marca por seu valor e prestígio, mas também quer consumir um produto cujo processo seja coerente com seus valores.
Neste contexto, menos é mais. É melhor comprar uma peça de roupa de qualidade, e por isto o preço será superior, do que várias peças de baixa qualidade, que logo se estragarão. Segundo o empresário da Osklen, em moda um modelo de produção sustentável e inovador pode ser de 10% a 50% mais caro que o tradicional, já que existe uma cadeia social e ambiental por trás da produção.
Portanto, o luxo é a ênfase, com mais força e tangibilidade, de aspectos intangíveis na decisão de compra. O cliente quer se sentir cuidado e sentir que está cuidando do meio em que vive. Os supérfluos são eliminados, inclusive nos compromissos, otimizando o tempo. O consumo é consciente – e, nesta tarefa, os fornecedores homologados da Bespoke Life podem ajudar você a contribuir com um mundo mais sustentável, sob diversos aspectos.