Caicó está inserida em pleno semi-árido nordestino, no Sertão do Seridó, região caracterizada pela escassez de chuvas, altas temperaturas, baixa umidade e uma paisagem marcada pela vegetação da Caatinga (do tupi: mata branca), que é um tipo de formação vegetal com características bem definidas: árvores baixas e arbustos que, em geral, perdem as folhas na estação das secas (espécies caducifólias), além de muitas cactáceas.
A caatinga encontra-se principalmente na região nordeste e sudeste do Brasil. É muito rica em sua biodiversidade, abrigando espécies animais e vegetais muito curiosas e de formas às vezes bizarras, com uma adaptação aos fatores ambientais sobretudo à escassez de água. Tem uma fisionomia de semi-deserto, com índices pluviométricos muito baixos e submetido a ventos fortes e secos, contribuindo para a aridez da paisagem nos meses de seca.
No entanto, as crianças de nossas escolas inseridas neste ambiente, muitas vezes não têm o conhecimento necessário sobre o que realmente seja a caatinga, lhes faltando a leitura do mundo, que, segundo FREIRE (1987), somente aplicando essa relação mundo, pensamento e palavra é que poderemos estabelecer todo o processo de aprendizagem humana na qual construiremos uma educação mais significativa, real, motivante e prazerosa para o aluno.
Essa aprendizagem é sempre um ato criador, mediante o qual se produzem novos sentidos culturais e auto-compreensão do sujeito. Porém nas nossas escolas nem sempre é explorado esse momento criador, perdendo-se o resgate do conhecimento prévio e valioso dos alunos de origem rural e impedindo que os alunos urbanos procurem compreender a importância da caatinga para a manutenção de nossas vidas.
Por outro lado, os livros didáticos possuem um enorme vazio de informações a respeito da caatinga; colocam a ciência se utilizando da natureza como uma fonte inesgotável de recursos; mostram o universo e os homens vivendo em perfeita harmonia, colocando os efeitos do desenvolvimento científico e tecnológicos como sempre benéficos.
Isso faz com que o aluno se distancie cada vez mais de sua realidade dificultando assim sua aprendizagem, já que diversos especialistas e autores defendem a concepção de uma educação mais significativa e voltada à realidade do aluno, como sendo um caminho para que a arte do ensino-aprendizagem se torne mais real, motivante e prazerosa para o mesmo.
É notória, portanto a necessidade de um ensino que possibilite o estudante a ter acesso a uma forma de interpretação do mundo que o cerca, ou seja, identificar uma proposta metodológica usando a caatinga – que é tão rica e diversificada – como instrumento pedagógico para que possa ser aplicada com com nossas crianças, analisado dessa forma, uma aprendizagem que permita compreender, descrever e representar, de forma organizada, o mundo que vive o aluno, ou seja, o seu meio ambiente.
Por Anselmo Santana – Texto retirado de nossa Monografia A flora e a fauna do Seridó como instrumentos pedagógicos.