Simpósio aconteceu no sábado (26) e recebeu 16 palestrantes, que abordaram as novas tendências do setor, como o conceito de Aprendizagem Criativa Híbrida
O VIII Simpósio Interdisciplinar de Dificuldades de Ensino e Aprendizagem, realizado pela ANDEA, em parceria com a Universidade Presbiteriana Mackenzie, aconteceu no último sábado (25). A edição intitulada “Onde a Neurociência entra no modelo de educação atual?”, trouxe debates com especialistas em psiquiatria e educação, que falaram sobre tendências do setor, novas tecnologias educacionais e a importância do conceito de Aprendizagem Criativa Híbrida.
O Simpósio destacou a importância da aproximação dos profissionais da educação com as novas tecnologias e promoveu discussões para o público, de aproximadamente 400 pessoas, formado por gestores, professores, pedagogos e especialistas da educação. Entre os conceitos destacados durante o evento está o novo papel do professor como mediador na busca de soluções, para incentivar a criatividade e contribuir para o desenvolvimento cognitivo dos alunos.
Eduardo Azevedo, CEO da startup Explorum – plataforma de alta inovação educacional, especializada na metodologia de aprendizagem híbrida, e o médico Gustavo Estanislau, especialista em Psiquiatria da Infância e Adolescência pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, apresentaram um painel sobre a importância das novas tecnologias no desenvolvimento cognitivo, abordando quais são os pontos necessários para uma aprendizagem eficaz. “O erro faz parte desse processo, de alavancagem cognitiva, e os professores devem atuar como gestores na sala de aula, mediando projetos, acoplados a um novo sistema de dinamização de aulas”, explica Azevedo.
Pensar, planejar e prototipar são os pilares da Aprendizagem Criativa Híbrida. A Explorum propõe a criação de projetos em espaços abertos e com interação constante, para facilitar a aprendizagem de tecnologia no ambiente escolar. A empresa aplica uma metodologia educacional exclusiva, capacitando e desenvolvendo habilidades junto aos corpos docentes, com um hardware próprio, que torna o aprendizado mais dinâmico e prepara alunos para as novas competências do milênio.
Para o especialista, esse tipo de iniciativa promove a reflexão, para uma mudança que é essencial, a fim de ampliar a visão das funções práticas da tecnologia. “O processo de aprendizagem deve estar focado no desenvolvimento da criatividade, não somente em equipamentos“, comenta Azevedo.
O evento aconteceu no dia 25 de agosto, das 8h às 17h15, no Auditório da Escola Americana – Mackenzie.