Já passou o tempo que tudo era bem pacato e que tudo o que precisávamos, era preciso sair de casa, não é mesmo? Atualmente, com o avanço tecnológico que com a chegada da internet no Brasil, tudo tem se tornado ainda mais prático e eficaz.
Talvez você não saiba, mas é justamente a internet que é considerada a mídia digital que mais cresce em território nacional desde a quarta revolução industrial. Os números atualizados dão conta que mais de 110 milhões de pessoas estão conectados.
Dentro desse cenário, é que o marketing digital vem ganhando cada vez mais destaque dentro das empresas. Isso porque, as estratégias são pensadas com o objetivo bem claro que captar um número cada vez maior de clientes, aumentando a interação da marca com os mesmos e, é claro, maximizando as vendas e os lucros propriamente ditos.
Atualmente é difícil conseguir grandes resultados sem que a empresa invista em marketing digital viu? Porém existem empreendimentos que, por pressa de conquistar novos clientes e estabilizar sua marca no mercado, acabam por forçar estratégias digitais que não correspondem com o propósito ou são implementadas de formas erradas.
Pensando nisso, e para evitar qualquer tipo de problema futuro, produzimos um artigo para enfatizar e mostrar os principais erros ao adotar o marketing digital. Está preparado? Então, vamos nessa!
Muitas empresas não dão importância ao planejamento
Você pode até pensar que ao criar um site ou desenvolver um blog para a empresa já está realizando um trabalho bem sólido de marketing digital. Mas a realidade é que trabalhar com as estratégias digitais é mais que uma simples criação de uma página no Facebook ou de um site/blog.
E vamos ser sinceros: não existe a menor possibilidade de considerarmos que o crescimento do seu negócio seja baseado apenas nas curtidas que você leva nas redes sociais, muitas vezes de pessoas próximas a você e ao seu negócio.
O principal erros ao decidir adotar métodos de marketing digital é simplesmente abrir mão de realizar um bom planejamento, apenas por acreditar que crescer com marketing digital é mais simples. Por isso, não comprometa logo de início o desempenho da sua marca.
Para que você não caia nesse erro banal, a única alternativa é trabalhar intensamente em um planejamento bem determinado. Para isso, elabore com cuidado cada estratégia do seu negócio, estude o cenário em que irá fazer parte, coloque cada passo programado em prática e só depois disso tudo espere grandes resultados.
Existem empresas que não realizam testes sem medição
A verdade é que, dentro de uma empresa de lençol de borracha, é fundamental testar tudo que for novo. Você precisa saber se aquilo realmente será útil ao seu negócio ou se simplesmente não cabe a implementação do mesmo naquele ambiente.
Ou seja, testar cada uma de suas estratégias é também essencial no mundo digital e é a falta do mesmo que caracteriza um dos principais erros do marketing digital.
É de conhecimento comum que existem diversas estratégias de marketing para se fazer digitalmente: sejam as campanhas de e-mail, as campanhas criadas para as redes sociais ou a própria programação do que será publicado a seguir no blog da empresa: medir cada uma das ações e os resultados que eles podem lhe trazer são tarefas fundamentais para evitar erros no marketing digital.
Abrir mão da divulgação da sua loja virtual
Depois de ter elaborado todo o plano de abertura de uma empresa de instalação câmera de segurança, você finalmente decide e consegue abrir uma versão online do seu empreendimento. Pois é, agora você tem uma loja virtual e isso é ótimo.
Agora vamos aos fatos: o sonho de criá-la e fazer com que ela se torne disponível para milhares e milhares de pessoas não é assim tão otimista. A realidade é que você só consegue garantir bons e esperados resultados com e-commerce se apostar em boas estratégias para a divulgação de sua loja.
Agora você deve estar se perguntando: e como faço isso de fato? Uma das melhores alternativas é apostar em campanhas publicitárias de todos os tipos, assim como e-mail marketing, otimização de sua loja no Google com o uso de técnicas de SEO, criação de uma página própria no Facebook, campanhas nas redes sociais, divulgação em blogs e em páginas parceiras, e assim por diante.
Não saber utilizar as redes sociais para divulgar seu negócio
Talvez você não saiba mas as redes sociais são importantíssimas ferramentas para a divulgação dos produtos e serviços oferecidos pela sua empresa. Porém, um dos principais erros do marketing digital é fazer com que essa divulgação seja errônea.
Dito isso, quando você decide em não definir com cautela qual será a pauta de conteúdo utilizado, não determinar um prazo para o fim da campanha publicitária no Facebook e não apostar em estratégias de SEO para alavancar a divulgação são alguns dos principais erros do marketing digital que com certeza você pode e deve evitar.
Este conteúdo foi produzido por criadores de conteúdo da empresa Soluções Industriais.