Não é segredo para ninguém que os consumidores estão cada vez mais exigentes. Hoje, além de buscarem produtos e serviços com mais qualidade, eles procuram saber se a organização atribui a devida importância às questões socioambientais.
Com isso, o que antes não tinha relevância para as ações empresariais e sociais, agora é um conceito super atual e debatido nos mais diversos segmentos da sociedade em geral.
O tema ‘’socioambiental’’ vem conquistando espaço no comércio, na indústria, na empresa e até, no ramo da moda. Antigamente, essa era uma realidade que acontecia apenas em uma estação de tratamento de água, por exemplo.
Ou seja, as pessoas estão se tornando cada vez mais conscientes e passaram a cobrar um posicionamento das organizações a respeito.
Dessa forma, os empreendimentos passaram a ser responsáveis pelo bem-estar social e por minimizarem os impactos que os seus processos trazem ao meio ambiente. Afinal, a forma que enxergam o mundo é constantemente avaliada.
Além do mais, sabe no que isso influencia? Isso mesmo: na visibilidade! Sendo assim, empresas que desenvolvem projetos socioambientais ganham mais credibilidade aos olhos do consumidor, pois eles se interessam ainda mais por essas causas.
Em contrapartida, as organizações que não trabalha em conjunto a essa responsabilidade, podem sofrer fortes consequências.
Você já deve ter visto, em algum noticiário, marcas que foram denunciadas por mão de obra escrava ou que foram responsáveis legais por desastres ambientais. Nesses casos, passaram a ser vistos negativamente pelo público, além das suas ações não valerem nada na bolsa de valores.
Afinal, o que é responsabilidade socioambiental?
Provavelmente você já deve ter ouvido esse termo, mas sabe o que realmente significa? Não? Vamos te explicar!
A responsabilidade socioambiental nada mais é que o conjunto de ações desenvolvidas por uma empresa para preservar o meio ambiente e promover uma sociedade mais justa.
Em outras palavras, é a forma de conduzir uma empresa preocupada com os impactos que os processos de produção podem causar na sociedade local e geral, bem como a forma que a empresa contribui para o desenvolvimento ambiental.
A responsabilidade socioambiental só é adquirida por empresas que atingiram um nível alto de maturidade social, profissionalismo em seus processos e que avalia fatores de proteção aos funcionários junto ao meio ambiente.
Uma empresa sustentável é aquela que se compromete a seguir leis voltadas ao meio ambiente, a legislação trabalhista e até os valores do consumidor.
Imagine a seguinte realidade: uma organização de produz lona de caminhão. Sabemos que, com esse processo produtivo, o nível de recursos utilizados beira um nível altíssimo.
Nesse sentido, a questão socioambiental requer atitudes e medidas que faça com que a empresa se posicione no mercado de forma ética e responsável, monitorando desde o seu processo de produção até a etapa da venda. Por isso, a responsabilidade socioambiental é um processo que une muitas etapas.
Responsabilidade socioambiental: como repensar os processos?
Uma empresa com responsabilidade socioambiental é aquela que consegue mensurar resultados por meio de ações que a tornaram responsável.
Para isso, é preciso que os processos estejam alinhados para que a empresa consiga desenvolver a sua marca de forma que minimize os impactos ambientais e sociais. Com isso, a empresa precisa trabalhar as seguintes etapas:
1. Analisando planos socioambientais da empresa
Em seus primeiro momento, é imprescindível que a empresa analise se a marca possui planos, ações ou metas para reduzir os impactos negativos causados por suas atividades.
Sendo assim, essas ações devem ser claras e desenvolvidas por toda a equipe, de forma que todos estejam engajados em uma única causa para alcançar os melhores resultados.
2. Desenvolvimento das leis ambientais
Nesta etapa, é preciso colocar no papel como a organização enxerga as leis e normas ambientais e sociais, para que a empresa observe e desenvolva um conjunto de ações voltadas a situações emergenciais e de eventuais acidentes.
Vale ressaltar que a empresa que trabalha com sistemas socioambientais desenvolve uma série de normas e procedimentos que visam diminuir impactos com alguns mecanismos de gestão, que ainda lidam com as ações negativas de forma preventiva.
3. Procedimentos industriais
Para procedimentos empresariais relacionados com a parte administrativa, industrial ou vendas e que abordem ações preventivas de eliminação ou redução de impactos negativos
Para procedimentos empresariais que podem ser administrativos e industriais ou de vendas e que tenham ações preventivas para eliminação ou diminuição de impactos negativos devem montar uma linha de trabalho alinhada a informações, dados, análise e avaliação de todos os dados absorvidos.
Sendo assim, é possível desenvolver ações de impactos negativos e, assim, elaborar estratégias com a finalidade de preveni-los.
Políticas, estratégias e resultados da adoção socioambiental
Quando falamos de políticas socioambientais, logo imaginamos aqueles discursos empolgantes sobre como cuidar do meio ambiente, não é mesmo? Mas, a responsabilidade socioambiental nada mais é que o conjunto de ações de empresas comprometidas com o meio ambiente.
Dessa forma, se trata do conjunto de normas e procedimentos que envolvem o bem-estar social e que assumem a rotina produtiva.
Por isso, as empresas que produzem e vendem com responsabilidade socioambiental, desenvolvem um conjunto de políticas, ações e resultados que proporciona melhora no desempenho da organização.
Além disso, é importante pensar que esses resultados contribuem essencialmente na qualidade de vida. Por isso, o primeiro passo da organização deve ser providenciar ações e políticas que sejam repassadas com a equipe para engaja-los sobre a causa em questão.
Ou seja, para construir uma boa reputação, proporcionar um ambiente agradável, aumentar a vantagem competitiva e fazer frente a um mercado tão competitivo, é imprescindível que as organizações adotem medidas para se destacar no mercado, como a política socioambiental.
É fato que os benefícios adquiridos com essa política são imensuráveis. Mas, dentre eles, podemos citar:
- Aumento da credibilidade;
- Aumento da competitividade;
- Capacidade de atração de talentos;
- Redução dos riscos das atividades (como aluguel de compressor, por exemplo);
- Maior número de vendas;
- Alcance da satisfação dos clientes;
- Retorno sobre investimentos.
Portanto, as ações também visam atender as dores da população e as necessidades do ambiente interno, pois em um ambiente corporativo com crises, conflitos e desigualdades, a empresa será diretamente atingida.
Esse artigo foi escrito por Beatriz Barros, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.