Você já ouviu falar em fake news?
Provavelmente em algum post ou comentário de suas redes sociais você tenha lido esse termo. Mas vamos lá, o que é fake news?
Fake news são notícias falsas publicadas por meios de comunicação como se fossem informações reais. O termo se tornou repercussão mundial em 2016, após a corrida pela presidência americana entre Donald Trump e Hillary Clinton.
As notícias falsas têm como objetivo atingir o público em massa, ocasionadas em sua maioria a celebridades e políticos em época de campanha eleitoral.
As fake news tem um grande poder viral, isso é, se espalha rapidamente. As informações falsas apelam para o lado emocional do leitor, fazendo com que ele se identifique com tal informação ou ideologia.
Segundo um estudo divulgado pelo Instituto de Internet da Universidade de Oxford, as fake news possuem um volume maior de engajamento que os fatos verídicos. Além disso, foi eleita a palavra do ano em 2017, após as menções que Donald Trump fazia a mídia.
Como funcionam?
Essas notícias funcionam como um mercado. Esse mundo é alimentado por pessoas de grande influência, como falamos acima, políticos em campanha eleitoral que contratam meios midiáticos ou agências especializadas para esse tipo de conteúdo.
Porém, não é só nos meios de comunicação tradicionais. Com o crescimento da internet e as redes sociais, são criados perfis falsos (foto, dados e publicações diárias) eles interagem com outras pessoas para dar veracidade.
Os sites que contêm fake news também fazem parte de uma estratégia dessas agências especializadas. Os responsáveis compram domínios de páginas e adotam perfis que se assimile com alvo.
Mas, não basta apenas inventar e espalhar a notícia para obter destaque, é importante que as pessoas compartilhem para viralizar. Vamos entender os motivos que levam as pessoas a ajudar no compartilhamento dessas notícias?
Por que as pessoas compartilham?
Segundo levantamento feito pela Folha de São Paulo, as páginas de fake news têm maior participação dos usuários nas mídias digitais do que as de conteúdo jornalístico.
De 2017 a 2018, os veículos tradicionais perderam 17% de seu engajamento, enquanto os sites de fake news aumentaram em 61%.
Para mostrar veracidade nessas informações, as páginas que produzem esses conteúdos costumam misturar as informações falsas com notícias e fontes confiáveis.
Outro ponto importante nas fake news é a manipulação de vídeos e imagens. O usuário da internet é muito visual, por isso, uma foto editada ou fora do contexto pode facilmente convencer o leitor.
Além disso, o leitor se interessa por várias coisas. Por exemplo, um determinado perfil anuncia uma promoção de filme stretch, reciclagem de eletrônicos e equipamento de proteção individual são produtos e serviços que você tem curiosidade em ter ou conhecer, imagina que chato descobrir que tudo não se passa de mentiras?
Mas como não ser manipulado e saber o que é verdade? Vamos explicar!
Como combater essas notícias?
O combate a essas notícias é algo difícil, visto que as ferramentas de produção são muito eficientes ao esconder a identidade dos criminosos.
Já para os usuários da internet, é importante conseguir identificar uma notícia falsa ou sensacionalista, não compartilhando algo duvidoso. Agências de jornalismo é uma ótima ferramenta para analisar o conteúdo duvidoso.
Um exemplo claro é a Agência Lupa, uma criação da Revista Piauí com a Fundação Getúlio Vargas e com a rede Um Brasil. O site analisa todo o conteúdo o analisa, classificando em: verdadeiro; mas.. ainda é cedo para dizer; exagerado;contraditório e insustentável.