A transformação digital pode ser definida como uma forma de mudar os processos internos e de relação com o consumidor utilizando ferramentas digitais e tecnologia.
Em pesquisa, o Ibope revelou que 2016 teve o maior registro de lojas físicas desocupadas em shopping brasileiros. Isso comprova que as lojas estão diminuindo cada vez mais, e as empresas precisam olhar para as outras formas para atingir o seu público.
Para exemplificar, se lembra da Blockbuster? Ela foi a maior empresa locadora de filmes e games do mundo, e foi simplesmente apagada pela transformação digital, extinta em 2013.
O costume que as pessoas tinham de ir até a locadora foi ultrapassado no momento em que a tecnologia “on demand” surgiu.
Já que o conceito de on demand é que a pessoa possa assistir o que quer na hora que desejar, sem precisar sair de casa para alugar e devolver em um determinado prazo, as pessoas pararam de frequentar locadoras.
Pensando nesse exemplo e em todos os produtos comercializados no ambiente virtual atualmente, preparamos este conteúdo para falar sobre a transformação digital e apresentar as formas como funciona. Confira!
Entenda para que serve essa transformação
A transformação digital se refere a uma adaptação! As inovações são importantes para a humanidade desde sempre, e embora não tenha uma data específica, a essa mudança não é algo totalmente novo.
Ela vem acontecendo há anos e não vai parar. A tendência é que as empresas aproveitem cada vez mais a tecnologia para os processos de venda a atendimento ao público, pois ela traz melhorias nos setores da empresa. podemos destacar os pontos mais afetados da seguinte forma:
Uma nova forma de consumir
Com a diminuição das pessoas frequentando shoppings e outras lojas, surge a necessidade de um novo local de compras. Por isso, é importante olhar para as tendências de comercialização dos produtos. Segundo a Ebit/Nielsen, o e-commerce cresceu 12% só no primeiro semestre de 2018.
Isso mostra a importância da participação das empresas nesse novo mercado virtual. Estar na internet é indispensável para as vendas.
Melhora a comunicação com os clientes
Pense nas economias de uma empresa, incluindo os custos com comunicação através de cartas. Tudo isso pode ser melhorado e simplificado com uma ferramenta CCM Omnichannel, por exemplo. A tecnologia é capaz de relacionar toda a comunicação entre empresa e cliente.
Seja por meio de e-mails, mensagens e Facebook Messenger, só o que precisa ser feito é agendar os disparos, com a data e horário a serem feitos. Com isso, além de simplificar o processo de comunicação, também é possível economizar.
Isso permite novas criações de interação, conectando clientes por seus segmentos e se baseando na procura deles. Por exemplo, um usuário que procura por locação de guindaste ou manutenção de chiller nitidamente se refere a uma empresa.
Isso quer dizer que, diferente de uma comunicação mais direta e focada no público comum, que eventualmente busca por bens de consumo como roupas ou itens para reformar a casa, como um assoalho de madeira, a comunicação é diferente para os dois perfis.
Entenda os impactos da transformação digital
Como vimos ao longo deste conteúdo, aprender a se relacionar com a tecnologia se tornou importante tanto para a sua imagem quanto para a qualidade dos seus serviços, e passou a ser uma das ferramentas mais importantes para captar clientes.
Por mais que todas as empresas devam aderir, cada uma delas começa em um estágio diferente da transformação digital, e por isso, não existe uma estrutura pré definida.
As mudanças vão acontecendo a longo prazo, pois a digitalização é um processo de transição que tem a intenção de ser duradouro.
O ponto central é que o mercado exige essa mudança. A adaptação na sua empresa precisa acontecer, para que possa acompanhar o ritmo de crescimento das outras organizações e se manter no mercado competitivo.
Esse artigo foi escrito por André de Angelo, criador de conteúdo do Soluções Industriais.