De acordo com a pesquisa da Consultoria Dr. e-commerce, feita com a sua base, o número de pedidos caíram, em média, 30% devido à greve. O comércio digital, um dos setores mais afetados pela paralisação, movimenta mais de R$ 100 bilhões ao ano. Atualmente, os Correios ainda é utilizado por 88% das lojas online no Brasil, segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico.
“Com receio de não receber o produto ou atrasar além do esperado, muitas pessoas deixaram de realizar suas compras. Não temos grandes alternativas no país – quando acontece uma greve ou cai o sistema – mas é bom ter uma transportadora como segunda opção. É uma opção mais cara, mas pelo menos o varejista não fica sem entregar produto.”, menciona o CEO da consultoria, Thiago Sarraf.
Em casos de greve dos correios, as transportadoras ficam com sobrecarga e ajustes de valor podem ocorrer. Mas, ainda sim, é uma maneira de garantir que a mercadoria chegue até o cliente.
“O mais importante nesses casos é ter uma segunda opção de serviço e não esquecer de avisar o cliente sobre alteração dos prazos, pois assim não gera frustração. Além de mostrar que seu e-commerce está de fato preocupado com a qualidade dos serviços e entrega dos produtos, estabelece relação de confiança com os consumidores.”, acrescenta Sarraf.
De acordo com um comunicado oficial dos Correios, 99% das agências espalhadas pelo país estão em funcionamento. Apenas os serviços com hora marcada como Sedex 10, Sedex 12, Sedex Hoje e Logística Reversa Domiciliária estão suspensos. As regiões de Pernambuco e Rio de Janeiro são as mais afetadas.
O pequeno
Para e-commerces de pequeno porte ou que estão iniciando suas atividades, uma vez que o número de pedidos não é alto, é possível trabalhar com outras formas de entrega mais “caseiras”. Seja entregando os produtos você mesmo ou com a contratação de um motoboy, por exemplo. Caso a entrega for para outro estado, essa alternativa não funcionaria.
O médio porte
Já e-commerces de médio porte, os correios podem ser a melhor opção. Por ainda não ter um número muito alto de pedidos, os contratos com outras transportadoras podem não ser tão atrativos. Os correios oferece uma boa cobertura nacional, acessibilidade e um contrato.
O grande
Já para os e-commerces que expedem grandes números de pedidos por dia, existem outras oportunidades. Dependendo do número de pedidos por dia, é possível fazer contratos bem vantajosos com transportadoras terceirizadas. Já vi empresas trabalhando com várias transportadoras diferentes, pois uma oferecia condições melhores para determinada região e assim por diante.
Porém, nesses casos é preciso sentar e fazer as contas. Será que vale a pena mesmo trabalhar com tantas operadoras assim? Até porque, centralizando uma quantidade de pedidos em um fornecedor, ganha-se vantagem competitiva.
Para aqueles que trabalham com o frete grátis, não é possível absorver essa mudança. O frete muito alto pode ser motivo de desistência de compra e repassar esse valor integralmente para o cliente também não é recomendado. A sua empresa não pode arcar com os custos se não o lucro não rende e o objetivo aqui não é a caridade.
O correio oferece faixas de tabelas e preços, conforme você aumenta o volume transacionado, ele passa a oferecer condições melhores para o transporte.
Ou seja, é preciso voltar para a etapa de planejamento para avaliar o que é mais vantajoso.
Sobre a Dr.e-commerce
Criada em 2013 pelo empreendedor Thiago Sarraf, a Dr. e-commerce é uma consultoria que ajuda a traçar estratégias de curto, médio e longo prazo para e-commerces pequenos, médios e grandes. Sem restrição de nichos. Por meio de um bom planejamento através da consultoria é possível diminuir custos e economizar mais de 100 mil reais por mês de acordo com o porte da loja virtual.