Consumidores têm intenção de gastar mais de R$ 1.000 no evento e guardaram dinheiro ao longo do ano para aproveitar as promoções
Uma pesquisa realizada pelo Zoom, site e app comparador de preços e produtos, com 9 mil pessoas, revela que o evento já está no calendário dos brasileiros: 95% dos respondentes têm intenção de aproveitar as ofertas. Além disso, 57% dos consumidores pretendem gastar mais de R$ 1.000 na Black Friday, que este ano acontecerá em 23 de novembro.
Entretanto, os consumidores se mostram cautelosos com o orçamento. Dos respondentes, 67% não gostaria de comprometer o seu 13º salário com compras na data e 58% afirmam ter feito uma reserva financeira para aproveitar as ofertas.
Além disso, o evento continua sendo uma oportunidade para os consumidores economizarem nas compras de Natal. Esse ano, 62% pretendem aproveitar a data para antecipar os presentes. Quando questionados sobre o que priorizam para finalizar a compra, preço é o fator determinante para 77% deles. As categorias de produtos mais desejadas são: eletrônicos (53%), eletrodomésticos (52%), celulares/smartphones (50%), artigos de informática (38%) e itens de casa e decoração (23%).
“A Black Friday já está consolidada no mercado brasileiro. Na pesquisa desse ano, assim como nos anteriores, mais de 90% dos respondentes pretendem aproveitar a data. Isso mostra que os varejistas já estão com operações maduras para apresentarem descontos expressivos durante o evento”, comenta Thiago Flores, CEO do Zoom.
“Na hora de escolher em que loja aproveitar a Black Friday, o preço é o fator determinante, mas isso não exclui a importância dos varejistas oferecerem uma boa experiência de compra. Isso se torna um desafio, principalmente, em um momento com uma demanda tão alta. Receber o seu produto no prazo e poder contar com um atendimento personalizado no pós-venda são fatores cada vez mais importantes para os consumidores”, finaliza Flores.
Para mais informações sobre a Black Friday acesse o link oficial do Zoom: https://www.zoom.com.br/black-friday
Confira o material completo no link abaixo:
Você comprou na Black Friday 2017? | |
Não | 51% |
Sim | 49% |
Fonte: Zoom – 2018
Você comprou algum produto dessas categorias na Black Friday de 2017? | |
Moda e Acessórios | 20% |
Eletrodomésticos | 45% |
Celulares/ Smartphones | 38% |
Eletrônicos | 38% |
Informática | 26% |
Casa e Decoração | 12% |
Livros | 11% |
Saúde / Cosméticos e Perfumaria | 11% |
Esporte e Lazer | 9% |
Outros | 8% |
Alimentos e Bebidas | 7% |
Fonte: Zoom – 2018
Quanto você gastou na data? | |
Mais de R$ 1.000 | 50% |
de R$$ 500 a R$1.000 | 24% |
de R$ 200 a R$ 500 | 15% |
até R$ 200 | 11% |
Fonte: Zoom – 2018
Você voltaria a comprar em uma das lojas que comprou na Black Friday do ano passado? | |
Sim | 90% |
Não | 10% |
Fonte: Zoom – 2018
Você teve algum problema com as compras feitas na Black Friday 2017? | |
Não | 89% |
Sim | 11% |
Fonte: Zoom – 2018
Você pretende comprar na Black Friday 2018? | |
Sim | 95% |
Não | 5% |
Fonte: Zoom – 2018
Qual é o principal motivo para você não ter intenção de comprar na Black Friday desse ano? | |
Não acredito que os descontos são reais | 65% |
Estou mais cauteloso com meu orçamento por causa da crise | 20% |
Estou mais cauteloso com meu orçamento por ser ano eleitoral | 7% |
Estou desempregado e compro apenas o essencial | 5% |
Não sei como funciona esse evento | 3% |
Fonte: Zoom – 2018
Quais são as categorias de produtos que você gostaria de comprar durante o evento? Os respondentes podiam selecionar mais de uma opção | |
Eletrônicos | 53% |
Eletrodomésticos | 52% |
Celulares/ Smartphones | 50% |
Informática | 38% |
Casa e Decoração | 23% |
Moda e Acessórios | 21% |
Saúde / Cosméticos e Perfumaria | 14% |
Livros | 13% |
Esporte e Lazer | 13% |
Outro | 10% |
Alimentos e Bebidas | 8% |
Fonte: Zoom – 2018
Quanto você pretende gastar na Black Friday 2018? | |
Mais de R$ 1.000 | 57% |
de R$$ 500 a R$1.000 | 26% |
de R$ 200 a R$ 500 | 12% |
até R$ 200 | 5% |
Fonte: Zoom – 2018
Você pretende usar o seu 13º salário para fazer as compras? | |
Não | 67% |
Sim | 33% |
Fonte: Zoom – 2018
Você pretende aproveitar a Black Friday para antecipar suas compras de Natal? | |
Sim | 62% |
Não | 38% |
Fonte: Zoom – 2018
O que você prioriza na hora de fazer uma compra? | |
Preço | 77% |
Lojas em que já teve uma boa experiência de compra | 12% |
Outro | 5% |
Frete | 5% |
Prazo de entrega | 1% |
Fonte: Zoom – 2018
Você pretende aproveitar a Black Friday comprando em lojas físicas ou em lojas online? | |
Lojas online | 54% |
Lojas físicas e online | 45% |
Lojas físicas | 1% |
Fonte: Zoom – 2018
Você costuma guardar dinheiro ao longo do ano para aproveitar os descontos oferecidos na data? | |
Sim | 58% |
Não | 42% |
Fonte: Zoom – 2018
Qual é o seu sexo? | |
Masculino | 63% |
Feminino | 37% |
Fonte: Zoom – 2018
Em que faixa etária você se encaixa? | |
Entre 50 e 60 anos | 16% |
Entre 35 e 39 anos | 14% |
Entre 30 e 34 anos | 14% |
Entre 25 e 29 anos | 13% |
Entre 40 e 44 anos | 13% |
Entre 18 e 24 anos | 13% |
Entre 45 e 49 anos | 10% |
Mais de 60 anos | 6% |
Menor de 17 anos | 1% |
Fonte: Zoom – 2018
Em qual região do Brasil você mora? | |
Região Sudeste | 55% |
Região Nordeste | 18% |
Região Sul | 16% |
Região Centro-Oeste | 8% |
Região Norte | 3% |
Fonte: Zoom – 2018
Sobre o Zoom:
O Zoom é um comparador de preços e produtos que oferece o melhor serviço de apoio à compra, disponível em site e aplicativo. O serviço apresenta mais de 11 milhões de ofertas de 400 lojas confiáveis, divididas em 30 categorias. Com 30 milhões de visitas por mês, representa um crescimento de 70% em geração de tráfego para o varejo. Fortemente presente nas redes sociais e com uma ampla curadoria de conteúdo, o Zoom disponibiliza aos seus usuários ferramentas que o ajudam a fazer uma compra qualificada e de acordo com as suas necessidades. Lançado em 2011, o Zoom hoje conta com mais de 100 funcionários e está há sete anos consecutivos entre as Melhores Empresas para Trabalhar no Rio de Janeiro pelo Great Place to Work. O Zoom faz parte da holding Mosaico Negócios de Internet. Para mais informações acesse www.zoom.com.br e baixe o aplicativo do Zoom disponível para Android e iOS.
Confira o programa “Dando um Zoom” no canal do YouTube do Zoom: youtube.com/deumzoom
Siga o Zoom nas redes sociais: https://www.facebook.com/deumzoom https://twitter.com/deumzoom
Informações para a imprensa:
Sing Comunicação de Resultados
Fone: (11) 5091-7838
Ana Elisa Teixeira, Arianna Ortolani, Janaína Leme, Vânia Gracio