Apostando na interação do público com os convidados, Painel Educação de Engenharia incentiva reflexão sobre a distância entre a indústria e as universidades
Nos últimos anos, indicadores comprovaram uma situação que já era sentida quanto à formação de novos engenheiros no Brasil: o desinteresse pela profissão, que aparece tanto no decorrer da vida universitária quanto após a conclusão do curso superior. Para especialistas deste segmento, esse desinteresse é motivado pelo distanciamento entre a indústria e a academia, que carece de inovações em sua grade curricular.
Para discutir este quadro, a organização do 27º Congresso e Mostra Internacionais SAE BRASIL de Tecnologia da Mobilidade 2018, que ocorrerá de 3 e 5 de setembro no São Paulo Expo, em São Paulo (SP), convidou profissionais ligados à indústria, ao meio acadêmico e a recursos humanos para debater a formação dos engenheiros e a necessidade de inovações no currículo acadêmico. Por meio do Painel Educação de Engenharia, o debate deve projetar a transformação da academia num centro de inovação e vitalidade pedagógica e tecnológica, visando a formação de profissionais críticos.
De acordo com o chairperson do Comitê Educação de Engenharia, Mauro Andreassa, gerente da Ford Motor Company Brasil e professor da Escola de Engenharia Mauá, um levantamento da CNI (Confederação Nacional da Indústria), com base em dados do Ministério da Educação, mostrou que, de 2001 a 2011, apenas 55,59% dos estudantes matriculados em cursos de engenharia públicos e privados concluíram a graduação. Além disso, 58% dos engenheiros brasileiros acabam não trabalhando na sua área de formação.
Andreassa avalia que a academia traz o rigor necessário dos fundamentos dos conhecimentos e luta bravamente para manter uma grade curricular que deveria ser atualizada, em tese, na mesma velocidade transformadora da sociedade em que está imersa. “Mas essa é uma luta impossível de ser ganha! O aprendizado é muito mais amplo e complexo do que ficar circunscrito a uma sala de aula”, defende o chairperson do Comitê Educação de Engenharia do Congresso SAE BRASIL 2018. Outro ponto de discussão, segundo ele, é que os cursos de engenharia não abordam o relacionamento humano. “Assuntos como filosofia, sociologia, psicologia e liderança soam com estranheza aos ouvidos de alunos de graduação, hipnotizados por cálculo, termodinâmica, eletromagnetismo e outros seres monstruosos e temidos. E são estas habilidades que garantirão a sustentabilidade da profissão e do negócio”, argumenta Andreassa.
A interação total do público com os convidados será uma marca do Painel Educação de Engenharia. Assim, os espectadores terão participação efetiva. “Não teremos um público de atitude passiva, como nos congressos tradicionais. Teremos uma grande interação”, conta Andreassa. Para debater com o público, a organização confirmou a presença do gerente sênior de inovação da Samsung América Latina, Eduardo Conejo, da professora e coordenadora dos cursos de Engenharia e Administração da ESEG (Escola Superior de Engenharia e Gestão), Silvia Helena Boarin, do diretor comercial da AETHRA GROUP, Osias Galantine, do CEO e fundador da Search Consultoria em Recursos Humanos, Marcelo Braga, bem como Leonardo Schmidt Boz, CEO e fundador da LAR App, Rafael Coronel, Head de Data Science & Business Intelligence no grupo Maxi Mobility, e Tábata Amaral de Pontes, co-fundadora do Movimento Mapa Educação e Movimento Acredito. A mediação será do chairperson Mauro Andreassa.
O Painel Educação de Engenharia terá suas atividades logo no primeiro dia do Congresso SAE BRASIL 2018, marcado para 3 de setembro, das 15h30 às 17h30, no Auditório SAE BRASIL.
Sobre o Congresso SAE BRASIL 2018
“A Engenharia do Futuro – Novos Horizontes para a Mobilidade” é o tema do Congresso e Mostra Internacionais SAE BRASIL de Tecnologia da Mobilidade 2018, que ocorrerão de 3 a 5 de setembro no São Paulo Expo, em São Paulo (SP). A 27ª edição traz uma novidade: será a primeira vez que ocorrerá de forma integrada a um evento de outro setor, a ExpoAlumínio, realizada pela Associação Brasileira do Alumínio (ABAL) e promovida pela Reed Exhibitions Alcantara Machado. Simultâneas e compartilhando um mesmo pavimento de oito mil metros quadrados, as duas programações esperam reunir um público aproximado de 17 mil visitantes, em três dias de atividades.
Sobre a SAE BRASIL
A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos, executivos, acadêmicos e estudantes de engenharia unidos pela missão de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade nos modais: automotivo, aeroespacial, ferroviário e naval.
A SAE BRASIL é o resultado de uma trajetória de empreendedorismo, que teve início em 1991 quando executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade face ao processo de globalização, tiveram a iniciativa de criar no país uma afiliada da SAE International. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de seis mil associados e dez seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNACIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído ao longo de mais de um século de existência em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos ao setor automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.
SERVIÇO
27º Congresso e Mostra Internacionais SAE BRASIL de Tecnologia da Mobilidade
Data: 3 a 5 de setembro de 2018
Local: São Paulo Expo
Inscrições e informações: http://portal.saebrasil.org.br/eventos/congresso