Empresa, referência em geração de conteúdo de educação a distância no meio acadêmico, considera que haverá mais agilidade para o credenciamento de novos cursos, com processos menos complexos e mais rápidos
A Delinea, uma das pioneiras em geração de conteúdo de educação a distância no meio acadêmico com a produção de materiais didáticos personalizados e desenvolvedora da plataforma Deduca, comenta as recentes mudanças na regulamentação dos cursos na modalidade EAD que foram propostas pelo Ministério da Educação.
De acordo com o Censo de Educação Superior, em dois anos, o ensino a distância cresceu 20% enquanto o presencial teve decréscimo de ingressantes de 3,7%.Com as mudanças regulatórias os números tendem a crescer ainda mais, causando impacto no setor e desafios para as IES.
A Delinea destaca entre as principais mudanças no setor, a flexibilidade para o credenciamento, as regras para a criação de polos presenciais, a duração dos processos de credenciamento, a competitividade ligada à qualidade impactando no valor das mensalidades.
Credenciamento
Como era: a IES interessada em oferecer a modalidade de educação a distância deveria, obrigatoriamente, oferecer os mesmos cursos na modalidade presencial.
Como ficou: a IES pode credenciar, exclusivamente, apenas a modalidade de educação a distância.
Criação de Polos Presenciais
Como era: a abertura dos novos polos presenciais deveria ser solicitada ao MEC, que encaminhava uma equipe para visitá-los um a um. Somente depois das visitas serem concluídas, seria emitida a Portaria de Credenciamento.
Como ficou: a abertura de novos polos não depende mais de aprovação prévia e/ou visitação por parte do MEC. A autorização é realizada com base no Conceito Institucional (CI) da instituição: IES com CI 3 estão autorizadas a abrir até 50 polos por ano; CI 4, 150 polos por ano; CI 5, até 250 polos por ano.
Duração dos Processos de Credenciamento
Como era: desde o momento da solicitação até a aprovação do MEC, o processo de credenciamento poderia levar até dois anos para ser concluído.
Como ficou: extinta a exigência das visitas aos polos, o processo terá seu tempo reduzido para uma média de seis a dez meses.
Competitividade e Valor das Mensalidades
Como era: a burocracia e demora no processo de autorização e credenciamento impedia que IES de menor porte ingressassem no mercado de EaD, beneficiando os grandes grupos educacionais que, por sua vez, criavam números imensos de polos presenciais independente do Conceito Institucional ou de Curso e ditavam os preços praticados pelo mercado.
Como ficou: a flexibilização no credenciamento e a criação de polos atrelada ao Conceito Institucional, permitiu a entrada de novos players no mercado de educação a distância, fazendo uma relação direta entre a qualidade oferecida, o nome da IES e o valor médio das mensalidades.
O acesso às bibliografias básicas e complementares de cada curso/disciplina pode ser feito via bibliotecas virtuais, ou seja, desobriga as IES a manterem cópia física dos livros e materiais listados na bibliografia básica/complementares aprovadas nas ementas de cursos/disciplinas.
Principais impactos da nova regulamentação
– Maior agilidade no credenciamento de IES e novos cursos.
– Aumento da competitividade do setor aliado ao diferencial educacional de cada IES.
– Processos menos complexos e mais rápidos uma vez que os polos não são visitados.
– Flexibilização da criação de cursos, não mais obrigando a oferta concomitante de cursos presenciais.
Sobre a Delinea
Reconhecida pelos maiores IES (Instituições de Ensino Superior) do Brasil como a maior produtora brasileira de conteúdos de qualidade, a empresa possui em seu quadro societário profissionais pioneiros na Educação a Distância e atua há mais de 11 anos como parceira no desenvolvimento de materiais didáticos personalizados. Seu DNA está pautado na produção em grande escala de conteúdos didáticos, voltados a disciplinas de graduação e pós-graduação a distância, cuja filosofia é baseada na concepção de que cada Instituição é única e merece autonomia no desenvolvimento de materiais didáticos inovadores, que estejam de acordo com sua metodologia didática. Desta forma, entregamos os arquivos fonte para que a IES utilize os materiais para o número de alunos que quiser e pelo tempo que achar conveniente, podendo atualizá-los quando necessário.