Comparador de preços e produtos investe em novos programas de RH para garantir aumento da produtividade, bem como otimização de processos.
“Com quatro anos, uma empresa ainda tem muito espaço para crescer mesmo quando o cenário externo não é dos mais favoráveis”, explicou ao time, Thiago Flores, diretor executivo do Zoom. A equipe, atualmente composta por 84 colaboradores, comemorou o discurso do executivo junto com a notícia da conquista de vários recordes de resultados, por exemplo, aumento da quantidade de visitas e crescimento do retorno de investimento em mídia. Apesar da desaceleração da economia brasileira, o e-commerce é um setor que continua em expansão por ser um mercado muito novo. E para o Zoom, site comparador de preços e produtos, o cenário instável acaba sendo uma oportunidade de se aproximar ainda mais dos consumidores, que cautelosos, usam cada dia mais a internet para pesquisar os preços. Assim, para driblar a crise e continuar crescendo, a estratégia para 2016 é investir em um programa de desenvolvimento do time para que juntos possam pensar em novas formas de aumentar a produtividade, melhorar processos e reduzir custos.
Com as boas perspectivas de crescimento futuro, o primeiro passo foi aproveitar o momento para reestruturar a área de RH e contratou uma profissional especializada. Bárbara Neder, que tem mais de 10 anos de mercado e acumula passagens por grandes empresas, como Vale, Merck Group e GE, chegou na equipe com o desafio de entrar no clima de uma empresa de internet, ambiente completamente diferente das grandes corporações, principalmente no que diz respeito à falta de burocracia nos processos. “É bastante desafiador reestruturar um RH alinhado às características dessa equipe, que é bem jovem, descomplicada e divertida”, conta a executiva. “A cultura da empresa estimula valores como: ser verdadeiro, acessível e amigável, o que é um grande facilitador para a implantação das boas práticas de RH”, conta.
Com a reestruturação da área, a primeira novidade é um programa de desenvolvimento mais incisivo, já que o e-commerce é um setor muito dinâmico e que exige constante atualização profissional, principalmente para uma empresa que tem um público interno tão jovem quanto o Zoom. A empresa já conta com um benefício de apoio à educação, que é um valor de reembolso mensal para aplicação em desenvolvimento.
“Decidimos que em meio ao cenário de instabilidade econômica a melhor decisão é investir em nosso time, que é o principal ativo da empresa. Qualificar a equipe trará mais eficiência aos processos e fará com que os profissionais estejam ainda mais motivados para buscar inovações que aumentem a produtividade e gerem otimização de custos”, explica Thiago Flores. “Outra iniciativa é criar um novo modelo de avaliação de desempenho dos colaboradores, para garantir um foco maior no desenvolvimento das pessoas e em meritocracia, além de estimular conversas mais constantes entre gestores e funcionários”, conta o executivo.
As ações de endomarketing que já eram realizadas continuarão acontecendo, como os campeonatos de videogame no Play Zoom, espaço que agrega TV, videogame, livros, revistas, puffs e futons. Existe mais uma novidade aguardada que é a mudança do escritório para um ambiente maior e mais confortável, já que o grupo cresceu nos últimos anos. Nesse novo espaço, o Zoom terá a oportunidade de ampliar também o ambiente para convivência e trocas entre as equipes. Outros benefícios que já fazem parte do cotidiano dos colaboradores do Zoom, como day off no dia do aniversário e sessões de shiatsu, terapia japonesa que trata alguns pontos do corpo para manter o equilíbrio energético, também continuarão fazendo parte da rotina da equipe. Outras surpresas já são esperadas pelos funcionários na última sexta-feira de cada mês, quando acontece o Happy Weekend, um dia com uma atração diferente dentro da empresa. Rodízio de pizzas, vendedor de chá mate da praia, barracas de cachorro-quente, cascatas de chocolate e caricaturistas são exemplos de ações realizadas em edições passadas.
Sobre o Zoom:
O Zoom é um site comparador de preços e produtos que oferece ao cliente o melhor apoio à compra. O site conta com mais de 2,5 milhões de ofertas e mais de 300 lojas cadastradas. Para garantir o bom atendimento aos consumidores, o Zoom realiza um rigoroso controle das lojas que são credenciadas e além disso, oferece o serviço gratuito Zoom Garante, que assegura aos clientes o recebimento do produto ou dinheiro de volta. Lançado em novembro de 2011, o Zoom faz parte da holding Mosaico Negócios de Internet. Para mais informações acesse www.zoom.com.br e baixe o aplicativo do Zoom disponível para Android e iOS.
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