De olho nesta carreira que só cresce e movimenta mais de U$ 4 bilhões mundialmente, Dani Almeida desenvolveu conteúdo focado para quem deseja em alavancar nas redes sociais
O mercado de influenciadores digitais tem números expressivos mundialmente. Os influencers foram os responsáveis por movimentar US$ 4 bilhões no ano passado. No Brasil, eles já representam a segunda fonte mais relevante para a tomada de decisão de compra, segundo uma pesquisa da Qualibest. Os youtubers e instagramers só perdem para a indicação de amigos e parentes. Ou seja, a opinião dos influenciadores vale ouro.
Hoje já são 7500 influenciadores digitais catalogados em pesquisa oficial, no Brasil. Estima-se que esse número chegue a 200 mil, sendo a grande maioria de mulheres, 66% abrigados em perfis de até 10 mil seguidores. Só a Squid, uma das maiores plataformas no país, tem cadastrados 50 mil microinfluenciadores (perfis que possuem menos de 100 mil seguidores).
Ou seja, esta é uma carreira nova e que só cresce no País e é importante tomar algumas precauções com relação a este novo mercado, uma delas é a de profissionalizá-lo. Hoje, 74% dos consumidores se orientam por meio de suas redes sociais para realizar uma compra, de acordo com estudo realizado pela Sprout Social, e, segundo a Nielsen, 84% dos consumidores tomam decisão com base nas opiniões de fontes confiáveis, acima de outras formas de publicidade.
De olho nessa nova carreira, Dani Almeida, jornalista especialista em imagem desenvolveu uma série de cursos online (https://opoderdaimagem.net.br/cursos) para quem deseja entrar nesta carreira. No total mais de 1.200 pessoas se tornaram alunos da Dani, sendo 90% mulheres e 10% homens, que desejam viver da influência digital ou usar a influência digital para acelerar seu negócio. Dani, que começou com baixo investimento, atingiu mais de 100 mil seguidores no Instagram e no YouTube em um ano e meio no perfil @opoderdaimagem.
Os cursos são focados em quem quer aprender como conseguir parcerias e montar conteúdo de qualidade para redes sociais e ser um bom influenciador. São eles: Influenciadora de Sucesso, Do zero aos 10k e Parcerias infinitas. “As pessoas achavam que só quem tinha muito dinheiro pra investir atingia o sucesso. Me perguntavam como conseguir seguidores. Muita gente compra números nas rede sociais e nunca precisei disso. Meu investimento nas minhas redes foi super baixo. Queria mostrar pras pessoas que com técnicas de comunicação e marketing digital é possível viver de uma nova carreira, conciliar família e uma boa renda”, conta Dani.
Como reconhecer os influenciadores digitais
Para reconhecer influenciadores digitais é preciso analisar seu comprometimento, se o conteúdo é de qualidade, se existe frequência na publicação e o impacto que as postagens possuem. Eles não têm um perfil pré-determinado, fazem parte de diferentes grupos, não importando o poder aquisitivo, a etnia ou a localização. Não estão apenas no eixo Rio-SP e produzem conteúdo a partir dos rincões mais distantes dos centros econômicos e culturais.
Outra característica é o público-alvo. Em sua grande maioria eles atendem uma audiência específica – construída a partir da afinidade entre os gostos e hábitos – e sabe a melhor linguagem para se comunicar com ela.
O que determina os influenciadores digitais não é exatamente a quantidade de seguidores que eles têm, mas se eles são reconhecidos pelo trabalho que fazem, pelo poder de influência que tem. Números de curtidas em páginas do Facebook podem ser comprados, números de pageviews do blog ou de qualquer outra plataforma podem ser fabricados.
Observe o engajamento das comunidades dos influenciadores. Esse envolvimento dos fãs pode ser medido por meio do número e qualidade dos comentários, quantidade de compartilhamentos e marcações. Ou seja, como as pessoas interagem com os canais dele.
Sobre Dani Almeida
Dani Almeida é jornalista e especialista em imagem. Criadora do perfil no instagram @opoderdaimagem, ajudou milhares de mulheres a melhorarem sua imagem e autoestima compartilhando conteúdo nas redes sociais e no seu blog. Por causa de seus resultados como influenciadora, passou a mentorar e ensinar outras influenciadoras, até desenvolver o curso Influenciadora de Sucesso, entre outros, que reúnem mais de mil alunos até o momento. Mais informações em https://opoderdaimagem.net.br/cursos/