Especialistas da DNPontoCom dão dicas de como comprar com segurança e não entrar numa fria na ação promocional mundial.
A Black Friday é conhecida mundialmente como uma ação promocional que oferece grandes descontos em diversos produtos de várias lojas do comércio. Começa com os Norte-americanos e segue para todo o mundo. Este ano, a ação acontece no dia 23 de novembro. As lojas costumam superlotar, os sites congestionam e entre todo o caos, golpes cibernéticos são aplicados. Estudos mostram que este ano a ação comercial deve faturar R$ 2,87 bilhões de reais.
Segundo especialistas da DNPontocom, agência especializada em segurança digital e tecnológica, algumas dicas são importantes para que os clientes possam comprar com segurança e evitar fraudes no período. Muitas delas vem ‘disfarçadas’ e os clientes não percebem que estão sendo lesados. Daniel Nascimento, especialista em segurança digital e CEO da empresa listou as principais e os casos mais frequentes, confira e previna-se:
A mentira pode aparecer em algumas modalidades diferentes. A mais famosa é a “metade do dobro”, quando o vendedor anuncia desconto de 50% ou mais em um produto que já foi superfaturado em 100% anteriormente. Ou seja, na verdade a venda será feita pelo mesmo preço, e de promoção só sobra o rótulo. Em outros casos, a loja pode tentar convencer o consumidor que o desconto é maior do que ele realmente é: o anúncio fala em 40%, mas a diferença fica em apenas 5%, por exemplo. Importante fazer comparativo dos preços antes da semana especial de descontos evitando assim preços altos.
Outro golpe aplicado é o preço diferente no carrinho, ou seja, na loja o produto está como R$45,00 e quando coloca no carrinho o preço vai parar em R$90,00, o cliente deve prestar muita atenção no total da conta, conferir todos os itens e valores.
Dentre os golpes utilizados na rede, o mais comum são os sites falsos, hoje em dia crackers utilizam dessa técnica para aplicar golpes em quantidade, então eles copiam o layout de uma página famosa, como: Americanas, Submarino entre outras e mudam pequenos detalhes, como na URL: em vez de ser americanas.com.br, colocam ameriicanas.com.br, em alguns casos ele utiliza a mesma logo, endereço e canais de atendimento.
Uma das dicas do especialista é acompanhar a lista de suspeitos feita pelo Procon SP, ela anuncia sites que podem estar efetuando golpes. O link é: http://sistemas.procon.sp.gov.br/evitesite/list/evitesites.php.Outra dica é antes de fazer uma compra verificar se a loja tem reclamações em sites populares feitos para isso, como o Reclame Aqui.
Poucos usuários de compra on line, sabem que existe um plugin para Google Chrome “Black Friday de Verdade” próprio para checar se existe realmente um desconto: http://buscacupons.blackfridaydeverdade.com.br/#instale. A extensão exclusiva para o navegador do Google é leve (não influencia na navegação), não salva dados do usuário, só é exibido na página do produto e monitora mais de 30 lojas em todo país. Antes de comprar, verifique as lojas participantes no site do plugin: https://blackfridaydeverdade.com.br/#lojas
Além das dicas acima, o cliente deve acompanhar sites como: Zoom, Buscapé e outros para verificar preço das concorrentes e desconfie de preços muito abaixo das demais. Caso seja uma loja desconhecida NÃO FAÇA A COMPRA, é muito provável que seja falsa. Prefira comprar em sites com certificado digital, verifique se o site possuí todos os métodos de pagamento, uma das técnicas utilizadas por lojas falsas é utilizar somente boleto. Caso haja opção de cartão de crédito, só compre se checar se a loja é verdadeira e não possuí reclamações.
Ao receber e-mails, cheque a veracidade e mesmo assim pesquise sobre o produto diretamente no site da loja, não compre pelo redirecionamento do e-mail. Desconfie de descontos recebidos pelo WhatsApp e ao detectar uma fraude o especialista conclui ” alerte canais do PROCON do seu estado e alerte sites de reclamações, a sua reclamação pode ajudar outra pessoa a não cair na fraude, denuncie“.